domingo, 16 de janeiro de 2011

FESTA DE SANTO AMARO DE IPITANGA

Foi quebrada a tradição da lavagem da escadaria da Igreja de Santo Amaro de Ipitanga!
Tradicionalmente esta ocorria aos sábados, na semana de eventos, no entanto não se sabe o por quê foi muda para domingo, quebrando assim uma tradição de longas décadas. Alguns populares e organizadores do evento não gostaram da mudança que segundo dizem foi feita em acerto entra a paróquia e a sec. de cultura do município.
Tradição à parte o evento foi animado. Ocortejo saiu do fim de linha de Lauro de Freitas até a Igreja com carro
de som, grupos de samba, grupo de fanfarra e o que não podia faltar: as tradicionais baiana com jarros na cabeça, folhas, água de cheiro e alfazema para lavar a escadaria da Igreja e dá aquele axé na galera. Não se viu animais puxando carroças (em Salvador foi proibido judicialmente), mas la estavam os cavaleiros e seus cavalos pondo um certo risco aos transeuntes. Como sempre, também não faltou a presença dos políticos pois ali está o termómetro da popularidade. Em ano eleitoral o apoio da prefeitura é bem maior.
          A galera feminina do PT, Marta Cordolino e Marizete de chapeu lilás, a esq. Mariodil e sua    filhota a      dir. militante do mov. PT e ao fundo a Igreja de Santo Amaro de Ipitanga.